quinta-feira, 7 de julho de 2011

DTA: você já teve!

Quem já não passou pela desagradável, por que não dizer constrangedora, situação de comer algo e depois acabar parando no hospital, com diarreia, dores abdominais, febre, etc. 

Provavelmente o que você teve foi uma DTA - Doença Transmitida por Alimentos. Agora esta tudo explicado!

As DTAs, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos).


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarreicas, muitas das quais adquiriram ao ingerir alimentos contaminados. 

Estima-se que as DTA's causem, anualmente, nos Estados Unidos (EUA), aproximadamente 76 milhões de casos, 325.000 hospitalizações e 5 mil mortes. No Brasil, faz-se a vigilância epidemiológica de surtos de DTA e não de casos individuais, com exceção da cólera, febre tifóide e botulismo. Essa vigilância (VE-DTA) teve início em 1999 e há registro médio de 665 surtos por ano, com 13 mil doentes.

De 1999 a 2010 (outubro), foram notificados à SVS/MS 6.971 surtos, com o 1.804.932 pessoas expostas, 133.954 (Gráfico 1) e registro de 88 óbitos (Gráfico 2).



Mas os especialistas dizem que os números são subestimados porque os sintomas dessas doenças costumam ser passageiros e, em cerca de 60% dos casos, não levam o doente a procurar um médico. Outro fator que faz com que esse numero diminua é a falta de maiores investigações e relatórios de hospitais e postos de saúde das regiões norte e nordeste, como pode ser visto no Gráfico 3.

Outro ponto muito interessante e ao mesmo tempo preocupante é a lista de alimento que causaram a maioria dos surtos, e a grande campeã continua sendo a maravilhosa MAIONESE. Os dados ignorados, mostrados no Gráfico 4, dizem respeito aos surtos de causa não identificada, ou não ligada a nenhum alimento específico. Estes dados são comprovados quando se cruzam os dados com os dos microrganismo causadores dos surtos e em primeiro lugar temos a Salmonella ssp e depois Staphylococcus ssp . A Salmonella esta ligada ao consumo de ovos, carnes de frango, carnes vermelhas e etc. e o Staphylococcus, principalmente, à manipulação (falta de higiene).
Entre os casos de surto 75,1% possuem informações sobre o local da ocorrência. Esse fato choca, quando vemos que a maior incidência acontece na próprias residências, seguidas dos restaurantes e escolas. Os ambulantes estão em ultimo lugar, apesar de todo preconceito que existe de consumir este tipo de alimento. A Tabela 1, traz uma lista completa dessas incidências.
A contaminação pode esta em toda parte, por isso que os profissionais da área de Alimentos são tão importantes, pois eles possuem os conhecimentos necessários para que esses eventuais perigos não aconteçam. 


A melhor maneira de se evitar ter uma DTA ou um surto é prevenir. E isto pode ser feito com cuidados muitas vezes simples. Atitudes como:
  • Higiene do ambiente de manipulação dos alimentos 
  • Higiene do manipulador
  • Consciência do manipulador quanto a práticas higiênicas
  • Higienização dos alimentos
  • Higiene no preparo dos alimentos
  • Tempo de cozimento correto para os alimentos
  • Temperatura adequada de conservação da matéria-prima, produto em processo e produto acabado.
  • Evitar a contaminação cruzada, etc.
Fundamentalmente, a base de uma alimentação "segura" é a higiene. As pessoas muitas vezes por falta de informação fazem coisas que acabam por colocar em risco a sua saúde e a de muitas outras.

A Segurança Alimentar deve fazer parte do dia a dia de todos, independente de classe social ou nível de instrução. É dever das pessoas que são detentoras desse conhecimento passá-lo adiante e é isso que todos nós, da área de Alimentos, somos: detentores do conhecimento. Então passe-o adiante, oriente seus vizinhos, amigos, familiares e muitos outros, assim estaremos ajudando a construir um mundo muito mais Seguro!!!

É o focAlimentos de mãos dadas com a Segurança Alimentar!

2 comentários:

  1. É isso ai! Tudo foi dito, nada de dúvidas né pessoal?! Ótimo post! Por isso que sou 100% fã desse blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer, até o IFRN eu nunca tinha tido DTA. Era, no máximo, alguma coisa que tinha ofendido...

    #informação #focAlimentos

    ResponderExcluir