domingo, 19 de junho de 2011

Ração Humana, mesmo?!

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no ultimo dia 20 de maio um Informe Técnico (IT nº46/2011), que traz esclarecimentos acerca do produto denominado "Ração Humana". 
O tema é bastante polêmico, pois muitas pessoas, leigas ou não, começaram a fazer uso dessa alimentação, chegando a substituir uma das refeições do dia, por esta ração. Ração? Segundo o Informe já citado, este produto não pode ser chamado de ração. Na verdade, devido a diversidade de formulações hoje encontradas no comércio, é difícil até saber como enquadra-lo. Mas devido as resoluções já existentes sobre rotulagem, alimentos funcionais, registros, dentre outras, muita coisa terá que ser revista. 

A Resolução RDC nº259/2002 no item 3.1 traz uma lista do que NÃO deve conter nos rótulos de alimentos e a letra a e b diz o seguinte:
a) utilize vocábulos, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possa induzir o consumidor a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do alimento.
b) atribua efeitos ou propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas; 
 Frases como: 

“excelente regulador intestinal”; 
“controla o colesterol e os triglicerídeos”; 
“estabiliza os níveis de açúcar no sangue”; 
“auxilia no combate do diabetes e da obesidade”; 
“combate anemia, fadiga e reumatismo”; 
“ajuda na desintoxicação do organismo”;
“sacia a fome”;
“ajuda a emagrecer e manter o peso”;
“auxilia no emagrecimento”; 
“o ideal é que pelo menos uma das refeições seja substituída pelo produto”, etc.

São facilmente encontradas nos rótulos das chamadas "Rações Humanas", levando o consumidor aos erros citados na Resolução.

Nós, profissionais da área de alimentos, devemos ficar antenados com o surgimento de "novos produtos" e procurar sempre a veracidade do que esta sendo afirmado e só fazê-lo com respaldo científico, afinal é isso que somos, pesquisadores de um mundo que se desabrocha a cada dia. Estamos aqui não só para pesquisar, mas também para orientar os consumidores leigos, que muitas vezes são nossos familiares, parentes, amigos, etc.

Em pesquisa pelo vasto mundo Google, pode-se observar uma infinidade de marcas e receitas caseiras dessa Ração, que a partir de agora chamaremos de "Mistura de cereais, farinhas, farelos e outros" (para não contrariar a determinação da ANVISA). Alguns artigos científicos também foram encontrados nessa pesquisa. Um material que chamou a atenção por sua seriedade foi "Dicas e Informações para Atletas"(fev 2011), material escrito pela Associação de Triatletas e Corredores de Rua de São Bento do Sul - ATRICOR. Nele pode ser encontrado dicas e verdades sobre a Mistura de cereais, farinha, farelos e outros.
Existe um comércio e um apelo demasiado de que a ração humana é um milagre.
Segundo Scharf (Mauro Scharf, endocrinologista), ao contrário do que se prega, a ração humana não emagrece. Esta mistura de cereais integrais (trigo e aveia em flocos) e sementes (linhaça e gergelim), devido ao alto teor de fibras e gorduras, faz o intestino funcionar mais rapidamente. O médico afirma que estas fibras ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais tempo a aparecer. "Mas dizer que  a ração humana emagrece é um erro, já que nenhum alimento por si só tem a capacidade de emagrecer. O que emagrece é uma alimentação com menor quantidade de calorias. Além disso, com a ração humana, algumas pessoas podem sofrer com a irritação na parede do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes", explica o especialista.
Artigos científicos são poucos, então fiquem ligados, pois esse é um tema que poderá gerar muitos bons trabalhos de pesquisa! E somos nós, os especialistas, que temos o dever de fazer isso!!!

Não estamos aqui nem para confundir, nem polemizar, mas para informar e dessa maneira podermos trabalhar cada vez mais e melhor!

E continuamos no focAlimentos. 

9 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo post!!
    Estou ansiosa para o próximo :)

    ResponderExcluir
  2. Post perfeitto *-*
    As pessoas nem imaginam que o uso inadequado dessas "rações" pode trazer problemas severos ao fígado e aos rins.

    ResponderExcluir
  3. Muitas das pessoas consomem alguns alimentos por estarem na "moda" ou por passarem a falsa impressão de que emagrece, engorda, faz ficar forte, bonito, etc... sem nunca procurar saber todos os benefícios e malefícios ocultos. No caso dessa mistura, em específico, ela tem seus benefícios, mas como alguns alimentos, seu consumo deve ser de conhecimento do nutricionista, pois pode acarretar em outros problemas!
    Continuemos em focAlimentos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é galera! Antes de começar a aderir essa "moda", procurem um Nutricionista! #ficaadica

    ResponderExcluir
  5. Acho que o que mais fica como lição de toda essa história é que o consumidor deve questionar os rótulos, duvidar, buscar informações com especialistas. Sei que para "nós" (há controvérsias quanto a minha participação nisso rsrsrsrs) da área é fácil falar, mas também entendo que é uma questão de educação. Muito provavelmente se houvesse uma política educativa a respeito dos alimentos, das informações que podem ou não estar contida no rótulo, a questão não teria tomado essas proporções. Não digo que apenas pessoas leigas no assunto consumam o produto, mas acho que, com o mínimo de esclarecimento sobre o assunto, poderia se fazer o uso correto desse alimento.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Maria,a educação é a base de tudo! No IFRN estamos desenvolvendo alguns trabalhos com alunos do 4º ano do Curso Técnico em Alimentos sobre rotulagem, que tem como objetivo informar aos consumidores como entender os rótulos e poder ter uma alimentação mais saudável. Isso é muito pouco, eu sei, mas pelo menos estamos fazendo!!!

    ResponderExcluir
  7. Não devemos julgar nada pela aparência e muito menos pelas informações iniciais.(GASPARETO.Odisseia. Aula de embalagens)
    Aprendi a usar esse conhecimento tanto quando se trata de ser humanos como de alimentos embalados.
    Um ótimo blog tia Odi, continue nos informando, pois apesar de não está seguindo a área tecnológica sou consumidora e sei que vocês trabalham para o nosso bem!
    Um xêro do tamanho da Ambeve!
    Alinne Louise (Cachinhos)

    ResponderExcluir
  8. Amanhã teremos novidades no Blog!!! Continuem ligados no foAlimentos!!!

    ResponderExcluir
  9. #bombando. Ah, espalhem o Blog (e as informações, claro!). No Twitter, comentem com a tag #focAlimentos.

    Comentem aqui também. Dêem sugestões, digam o que acharam da postagem, peçam informações. Não sou a @odicarla, mas tenho certeza de que o focAlimentos e, princioalmente, sua 'dona e proprietária (de salão de beleza)' terá o maior prazer em auxilia-los.

    Esse Blog tem como principal missão a informação, propiciada através da interação.

    Então, participemos!

    PS: Cachinhos, sua linda!

    ResponderExcluir